Novo aqui?
Social Facebook Twitter Feed RSS
ANUNCIE NO MODACONCEITO      |      PREÇOS PROMOCIONAIS PARA O VERÃO 2014 MAIS INFORMAÇÕES →

Informativos 27/02/2013

As cores na moda:
Diferenças entre Tom, Cor e Nuance

por

Na moda, sempre confundimos os nomes das cores, são tantas e tantas e a cada temporada, mesmo já as tendo visto antes, surgem denominações novas, dando um nó em nossas cabeças! Sendo assim, constatou-se a necessidade em se criar este post, a fim de melhor explicar como elas se apresentam, ajudando a nos guiarmos dentro deste vasto universo fashion.

Este assunto é muito complexo e para simplificá-lo, vamos deixar de lado aquelas explicações que a física óptica dá sobre os feixes de luz e demais teorias do gênero. Para iniciarmos, devemos ter ciência de que todas essas palavras: cor, tom/tonalidade e nuance podem ser usadas como sinônimos umas das outras dentro de um texto, mas quando empregadas com a finalidade de complementarem-se, assumem uma ordem indicativa que visa facilitar a visualização exata daquilo que queremos transmitir.


COR:

Ao darmos uma denominação objetiva, definimos “cor” como sendo a base para iniciarmos o processo imagético. Mas, dizer apenas “vermelho”, “azul” ou “amarelo” deixa uma margem muito abrangente, afinal, essas cores são vibrantes, escuras, suaves ou foscas? Portanto, criaram-se nomes peculiares, mas mesmo estes são passíveis de maiores descrições e alteram-se de acordo com as tendências. Por exemplo, um determinado bege pode ser chamado de off white, se este for o trend do momento, mas pode também ser chamado de palha ou aveia, se extraído de uma inspiração mais romântica ou natural, ou ainda, se na paleta cromática existir mais de um tom de uma determinada cor, nascem outras nomenclaturas de modo a distingui-las.

Cabe ressaltar que todos os nomes peculiares, via de regra, sempre são uma tonalidade originária de uma cor comum, por exemplo: o carmim, é um tipo de vermelho, como o turquesa é um azul e o esmeralda é um verde e assim por diante.


TOM:

Quando falamos em tons de cor(es) seu sentido expressa a ideia de agrupamento, como por exemplo: tons sóbrios, neutros, fluo, pastel, etc. As tendências também implicam tal interpretação, separando as cores em “famílias”, aludindo à inspiração da qual surgiram, como: candy colors, vintage, navy, militar, entre outras. Deste modo, norteiam-se os adjetivos que as cores podem ter quanto a sua intensidade e sentimentos que emitem.

NUANCE:

O nuance pode ser considerados um sinônimo para as palavras “tom” e “tonalidade”, quando utilizado para definir uma dada especificação de cor, encaixando-se no perfil de: acinzentados, terrosos, cítricos, azulados, liláceos, rubros e uma infinidade mais.

A única diferenciação se dá pelo hábito de uso do termo, ele é menos popular que o primeiro, sendo aquele mais usado para designar cores distintas com traços em comum, ou seja, quando analisados através do prisma cromático não apresentam proximidade. Já este, comumente serve para discriminar variáveis de uma mesma cor.

TOPICS: , ,

COMENTÁRIOS

Posts relacionados:

Comentários: