Novo aqui?
Social Facebook Twitter Feed RSS
ANUNCIE NO MODACONCEITO      |      PREÇOS PROMOCIONAIS PARA O VERÃO 2014 MAIS INFORMAÇÕES →

Inverno 2013Tendências 07/03/2013

Tendências Inverno 2013:
Barroco e Militarismo em destaque

por

Os principais trends da estação mais fria do ano marcaram uma temporada com looks vibrantes, resplandecendo cores e formas inusitadas, contado ainda com inspirações Barrocas, Góticas, do Militarismo e do Animal Print.

Navegue por tendência:

BARROCO

Esta é a tendência mais imponente deste inverno, tendo como inspiração o luxo e a sofisticação das cortes europeias pertinentes ao final do século XVI e meados do século XVIII.

Os principais elementos que caracterizam o estilo são: as estampas de arabescos, extraídas do mobiliário, papéis de parede e estofamentos, sendo estes responsáveis também por resgatar o brocado e demais texturas em relevo; os shapes peculiares, que tendem a geometria, construindo silhuetas retangulares ou acentuando o volume dos quadris; além da enorme profusão do dourado e pedrarias, elaborando ornamentações a partir de bordados extremamente suntuosos.

A forma como o barroco surge na moda esta temporada transparece uma clara fusão com o gótico, principalmente devido às cores, afinal o dourado comumente é ressaltado através de um fundo preto, como podemos observar na coleção da Dolce & Gabbana. Mas com um pouquinho de prática conseguimos distinguir os dois gêneros, percebendo que o primeiro é mais palaciano, quanto o outro é mais mórbido.

GÓTICO

Como observado a pouco, o gótico não é caracterizado com muita nitidez nesta estação, em diversas referências só o barroco é citado, pois normalmente tratam-no como uma extensão deste, embasando-o como uma espécie de ramificação.

É claro, às vezes ele é facilmente reconhecido, especialmente quando contém uma alta dosagem de sensualidade, obtida por meio das transparências, veludos, rendas, couros, resinados e demais texturas lustrosas, instigando o imaginário a fantasias vampirescas e fetichistas.

Já quando ares de rebeldia e soturnidade são revelados, podemos constituí-lo como parte do estilo rocker. As distinções são tênues, sendo estabelecida primordialmente pelos materiais e aviamentos.

Outro ícone bastante em alta são os crucifixos. A cor burgundy, hit número um da temporada, também tem sua origem no trend gótico, aliando-se ao azul petróleo, chumbo e obviamente, o preto, símbolo magnânimo da tendência!

MILITARISMO

Em 2009 e 2010 o militarismo sofreu um boom no mundo da moda e depois disso permaneceu meio esquecidinho, dando lugar ao romantismo. Mas com o recente levante dos anos 90, que fez ressurgir a cultura street e o estilo grunge, este foi retirado da gaveta e passou novamente ao circuito fashion como sendo um dos grandes queridinhos do momento.

A grande disseminação do trench coat, item que se manteve semelhante aos anos anteriores, é outro sinalizador da proliferação da influência das forças armadas na moda. Ele continua sendo uma das peças mais aclamadas do inverno, pois agrega elegância, conforto e praticidade, tudo em um único artigo.

Já como diferencial para este ano, o visual mais despojado vem ganhando maior apelo, trazendo tons terrosos, o cáqui, o areia, o verde musgo e o oliva para as passarelas – o que revela uma inspiração advinda das patentes mais baixadas do exército como soldados e sarjentos. A explosão dos camuflados também é bastante forte, tendo sua relevância equiparada ao animal print (que será tratado a seguir), tornando-se uma das maiores referência da estação, diversificando a gama de padronagens presentes no mercado.

ANIMAL PRINT

E tratando-se de estampas, o animal print não tem como ficar de fora! A eterna oncinha e zebrinha se perpetuam mais uma vez, dando aquele toque de feminilidade e poder aos nossos guarda-roupas!

No circuito comercial, os animal faces se revelaram um novo atrativo, principalmente os desenhos de felinos e lobos. Eles não são uma novidade no street style, mas o mainstream os incorporou vigorosamente, não podendo passar por despercebidos.

As peles também caíram no agrado desta padronagem, provocando um mix entre texturas táteis e visuais.  Não tenha medo de ser perua! Se arrisque nesse trend e aproveite a sensação aconchegante desta combinação para enfrentar o friozinho com muito estilo!

LOOKS VIBRANTES

Após o longo reinado do color blocking, a onda monocromática e dos conjuntinhos vem invadindo a moda, firmando elegância e renovando a tradição de sobriedade da estação através de cores vivas e intensas.

De todas as tonalidades a serem aqui abordadas, os terrosos são os mais clássicos, porém, o nuance alaranjado traz resquícios de calor à grade dos marrons, se adequando perfeitamente ao outono. O laranja se revela de muitas formas nas coleções de variadas semanas de moda do mundo, mas o ferrugem é definitivamente o tom mais característico de 2013.

O azul Klein, nome proveniente da grife Calvin Klein, nada mais é que um nuance vibrante de azul bic, sendo chamado de tal modo internacionalmente a fim de melhor especificá-lo. Estranhamente, ele é mais explosivo do que o nuance que vinha sendo usado até então. Afinal, tratando-se do inverno as cores tendem a sofrerem desintensificação e aqui ocorreu o contrário. Muitas marcas nacionais vêm empregando-o e no São Paulo Fashion Week esta tonalidade de azul conseguiu resplandecer muita luminosidade, mesmo sendo uma cor fria.

Na paleta de tons típicos do verão o amarelo cítrico também se mostrou como bastante ousado para estar por aqui. Ele foi intensamente combinado a tecidos fluidos, compondo-se de modo bem atípico à estação.

Dentre de todas as cores, esse ano foi reinado pelo esmeralda, no inverno ele veio mais as apagado, mas ainda continua pertencendo ao podium dos favoritos.

Em primeiro lugar estão os vermelhos! O roxo também obteve relevância, firmando uma tonalidade mais voltada ao uva, podendo passar também pelo açaí. O fúcsia é outro que entra pra família dos avermelhados, estando no limiar entre o vermelho e o rosa, sendo pertinente enquadra-lo de tal modo.

___

Em suma, cada tendência contribuiu para a construção da paleta cromática deste outono/inverno. Entretanto as cores citadas acima não se encaixam nos trends levantados anteriormente. E na moda é comum ocorrerem essas simbioses de influências, o que a torna extremamente rica e democrática, equilibrando aos conceitos densos do gótico, do barroco e do militarismo às vibrações das cores, garantindo diversidade a todos os gostos.

TOPICS: , , , , ,

COMENTÁRIOS

Posts relacionados:

Review: Verão 2012-2013 Saiba tudo que rolou nesta estação!
Osmoze combina Barroco e Rock n' Roll na coleção Fall-Winter 2013
Tendências Verão 2014 (Parte 6) - Peças-chave
Calças bootcut: o que são e como usar
Jeans destroyed: O hit dos anos 80 volta à moda
Calçados Verão 2014: Confira as tendências para a nova estação

Comentários: